top of page
Buscar
  • Foto do escritorSabrina Salles

Você já pensou sobre a importância do equilíbrio na decoração?

Atualizado: 8 de abr. de 2022

Todo mundo já sentiu isso algumas vezes: entrar em uma casa e sentir bem-estar, harmonia, acolhimento e tranquilidade. Além da energia, essa sensação boa pode ser explicada pelo equilíbrio no design de interiores.


Entre as maneiras de se obter equilíbrio na decoração: estão o trabalho por simetria ou por assimetria. A simetria se baseia na ideia de ter uma imagem espelhada, podendo ser uma ótima ferramenta para criar pares visuais. Já a assimetria utiliza itens diferentes um do outro, mas que mantenham certa coesão, unidos por similaridades, o design de interiores assimétrico exige maior criatividade para que o equilíbrio seja alcançado, mas deve ser explorado.


Além disso, no meu trabalho faço valer a máxima “menos é mais”. Eu acredito que uma decoração bem equilibrada seja sem excessos, com peças funcionais, mas ao mesmo tempo que tenham alguma bossa, algum detalhe decorativo diferente e algo que remeta a sensações de bem-estar. O cuidado, aqui, é para não deixar o ambiente clean e equilibrado, mas sem personalidade.




Quando eu penso em equilíbrio no design de interiores, alguns itens se tornam bem necessários para conquistar essa atmosfera de bem-estar, são eles:

· Iluminação adequada, aliando, se possível, à iluminação natural

· Tons, cores e texturas para regular as emoções e sensações humanas

· Distribuição adequada de cada móvel e objeto

· Biofilia: apostar em plantas para conexão com a natureza

· Harmonia entre os projetos arquitetônico e de decoração


O pior inimigo do equilíbrio é o exagero. Tenha como principal cuidado: não sobrecarregar os ambientes.


E, você, que tal se aventurar em tornar a sua casa mais equilibrada e agradável? Te asseguro que é um caminho sem volta, afinal, viver bem é o que todos merecemos!




Fotos: Julia Herman




215 visualizações0 comentário
bottom of page