Transforme sua decoração com a cor do ano, estilos atemporais ou releituras do retrô, com tendências que estão em alta na arquitetura de interiores

Uma experiência sensorial cremosa: Cor Pantone 2025
A cor do ano de 2025 é a PANTONE 17-1230 Mocha Mousse, e ela chega infundida com uma ampla gama de sensações. Esse Marrom sofisticado proporciona uma escapatória do cotidiano, oferecendo deleite nos prazeres do cacau, do café ou do chocolate, criando momentos íntimos na sua própria escala.

A aplicação da cor Mocha Mousse, nas suas mais variadas paletas, difundem uma ampla gama de possibilidades, transmitindo suas próprias mensagens e moods distintos. Este tom versátil transita por aplicações minimalistas ou com riqueza de detalhes.
“Se o intuito é reformar ou iniciar uma obra em 2025, vale a pena estudar a aplicação do ‘marrom caramelo’ em casa, seja por meio de materiais naturais, como pedra e madeira, seja com tecidos e tintas que simulem a cor.” Revista Casa e Jardim
Com sua tonalidade rica e terrosa, esse tom de marrom é surpreendentemente versátil, capaz de se harmonizar com uma ampla gama de paletas de cores, funcionando como base de destaque em diversas combinações, inclusive para destacar móveis ou contrastar com artigos decorativos.
Menos é Mais ou Mais é Mais? Minimalismo ou Maximalismo?
A rede social Pinterest, ferramenta muito utilizada para buscar referência de decór, moda e outros temas, surpreende ao mostrar imóvel de influencer Kim Kardashian favoritado milhares de vezes. A mansão avaliada em R$350 milhões é inspiração de decoração minimalista e monocromática.
O minimalismo é uma resposta ao estilo de vida acelerado, como um refúgio da complexidade urbana: “os projetos com decoração minimalista propõem uma atmosfera de relaxamento e reconexão. São como verdadeiros oásis para seus moradores. Por isso, essa estética se tornou um dos desejos mais buscados nos escritórios de arquitetura e interiores nos últimos anos”, Casa Vogue.
Contrariando a simplicidade, o maximalismo tende a se sobressair neste ano de 2025, pela mistura de elementos de diversos estilos e épocas, com toques muito pessoais de objetos de valor afetivo, em uma mistura eclética com muitos elementos.
De acordo com o texto do Blog Casa Cor, “O maximalismo pode ser descrito como a ausência de valores e regras, imprevisão, pluralidade, mistura do real e do imaginário, espontaneidade e liberdade de expressão”

Cores e Formas do Passado
E estilo retrô também tem ganhado destaque entre projetos de design de interiores, surgindo como uma proposta de releitura da decoração, resgatando elementos da década de 50 e 60 com um toque contemporâneo. O uso de cores vibrantes e combinações ousadas de móveis, eletrodomésticos e acessórios transmitem nostalgia e exclusividade em uma mesma solução.
O papel de parede que era muito utilizado nos anos de 60 e 70 também continuam sendo utilizados como opção de decór, trazendo variedade de estampas, texturas e cores para compor o ambiente, além dos detalhes da marcenaria clássica que aparecerão, cada vez mais nos projetos, em diferentes releituras do cenário.
Mais importante do que uma boa referência, é contemplar o seu estilo pessoal no seu lar, para que ele seja uma extensão da sua personalidade. Dos modernos aos eternos, podemos encontrar a melhor solução para você e sua casa!
Fotos por Kadu Lopes, Julia Herman, Rafael Renzo e Lucas Lamy
Comentários