A tendência das cozinhas integradas reflete uma mudança no estilo de vida dos moradores, que transformam o ato de cozinhar numa oportunidade de socialização e convivência.
A Evolução das Cozinhas: Da Função de Serviço à Área Social
- Integrações com ambientes
Para quem gosta de cozinhar e preza por mais momentos de interação social, as cozinhas integradas são ideais para compartilhar momentos com amigos e familiares.
Uma das características mais marcantes das cozinhas integradas é a eliminação das barreiras físicas, como paredes e portas, entre a cozinha e outras áreas sociais. Ao invés disso, criamos ilhas para gerar fluidez entre os ambientes, permitindo a circulação de pessoas e a utilização das mesas e bancadas próximas ao fogão ou churrasqueira.
- Iluminação natural ou inteligente
A tecnologia também desempenha um papel importante nesse novo formato de cozinha. Sistemas de automação residencial que controlam a iluminação e temperatura ajudam a criar um ambiente mais confortável e eficiente.
Cozinhas projetadas sob uma área com bastante incidência de luz solar podem ser reestruturadas para melhor aproveitar a luz natural, através de janelas, portas de vidros ou brises. Além da iluminação, estas instalações criam um ambiente arejado e trazem sensação de amplitude.
- Estética & Estilo
Quando entendemos a cozinha como um espaço visível e integrado, a estética desse ambiente também passou a ser pensada para acompanhar o estilo da casa e do morador.
Para criar conexão e harmonia com o lar, incorporamos os materiais e revestimentos utilizados na área do entorno na cozinha. Podemos trabalhar as luminárias, bancadas e cadeiras com materiais como madeira, pedras naturais ou acabamentos metalizados para que esse ambiente continue contando a história da casa.
Desta forma, a cozinha naturalmente se dissocia de uma área de serviço para uma área completamente sofisticada e elegante, digna de receber convidados para uma noite memorável.
Comments