top of page
Buscar
  • Foto do escritorSabrina Salles

Mesas de jantar - diferentes formatos para receber

Atualizado: 30 de mar. de 2023

É comum aproveitarmos o fim de ano para renovar a casa. Seja para prepará-la para o Natal ou Ano Novo, ou para aproveitar as promoções que iniciam depois e são ótimas para transformar a decoração. Se a sua sala de jantar que está precisando de um “UP”, a mesa pode ser determinante para o ambiente. Existem diferentes tamanhos e formatos que podem deixar em dúvida na hora de escolher. Por isso, resolvi trazer um guia para quem não sabe qual modelo escolher.


O primeiro ponto ao pensar na mesa de jantar, é identificar o tamanho da sala de jantar, não só em metragem disponível, mas também em relação ao formato. Salas retangulares pedem móveis no mesmo formato. A mesa de jantar retangular é ótima para quem gosta de receber bem, já que acomoda mais de quatro pessoas, e pode acompanhar o tamanho do ambiente, assim você pode estender o comprimento recebendo ainda mais pessoas.


Em relação à tamanho, considere ao menos 60cm de largura da mesa para cada cadeira, para o convidado ficar bem à vontade.Para trazer funcionalidade, e permitir colocar a comida ao centro, a mesa precisa ter ao menos 90cm de profundidade. Em caso de mesas menores, invista em um aparador ou buffet para dispor os pratos e os convidados se servirem com conforto.




Outra possibilidade é a mesa quadrada, perfeita para ambientes nesse formato. O modelo acomoda de quatro a oito pessoas, dependendo do tamanho escolhido, e garante um clima mais intimista, já que as pessoas ficam mais próximas que em uma retangular.


A mesa redonda é a mais versátil entre os formatos. Ótima opção tanto para ambientes quadrados, e para espaços menores, já que deixa circulação mais fluida, além de ser mais intimista, deixando as conversas fáceis e o ambiente mais aconchegante.


Por último, um modelo bem legal é o oval. Com as mesmas especificações que a retangular, parece ocupar menos espaço por conta dos cantos arredondados – porém, isso também deixa a área da superfície menor. Esse móvel é perfeito para ambientes estreitos.


Qual a sua preferida?


Fotos: Julia Herman| Rafael Renzo


67 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page