top of page

Como transformar ambientes com papel de parede

  • Foto do escritor: Sabrina Salles
    Sabrina Salles
  • 23 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de ago.

ree

Renovar um ambiente nunca foi tão prático e estiloso como com o uso do papel de parede. Muito além de uma simples cobertura, ele atua como recurso criativo para adicionar profundidade visual e personalidade a qualquer espaço.


O potencial do papel de parede está justamente na variedade de superfícies que podem ser exploradas, de acabamentos tridimensionais a materiais que evocam a natureza, passando por tramas naturais e tecidos nobres. Cada escolha ajuda a definir o clima do ambiente, oferecendo uma experiência sensorial completa.


A combinação de cores, padrões e texturas abre um leque de possibilidades. Com um pouco de ousadia nas composições, é possível mudar completamente a atmosfera e, para explorar mais essa liberdade criativa, o artigo da Casa Vogue traz ótimas referências sobre estampas. 


Neste artigo, apresentamos como o papel de parede pode ser protagonista na decoração, com soluções elegantes e contemporâneas para renovar seus espaços com praticidade e originalidade.


As melhores texturas para renovar seus ambientes com papel de parede


O papel de parede pode atuar como um elemento arquitetônico que transforma a atmosfera de um projeto. As texturas ganham protagonismo ao criar profundidade visual, explorar sensações táteis e estabelecer identidade aos ambientes. Quando escolhidas com precisão, refletem o cuidado com cada detalhe e reforçam o senso de exclusividade.

A seguir, apresentamos algumas das principais tramas que elevam a percepção dos ambientes e conferem personalidade aos projetos.


  1. Papel de parede no teto

Uma forma criativa de renovar a decoração e ainda dar um ar criativo ao ambiente é aplicar papel de parede no teto. Essa escolha, ainda pouco explorada, cria um elemento de design que transforma a percepção do cômodo


ree
  1. Tramas naturais e tecidos nobres

Palha natural, seda, linho e fibras orgânicas são revestimentos que carregam um visual tátil. Usados com iluminação indireta, esses materiais criam atmosferas acolhedoras e refinadas.


  1. Acabamento metálico de alto brilho ou acetinado

Papéis de parede com partículas metálicas ou acabamento perolado agregam sofisticação e refletem a luz com sutileza. Dourado envelhecido, cobre e champagne são tonalidades que trazem luxo atemporal.


  1. Contextos orgânicos e biofilia

A presença de elementos naturais nos interiores promove bem-estar, equilíbrio e conexão sensorial. Papéis de parede com formas que remetem à natureza como folhagens em relevo, pedras esculpidas, madeira bruta, e movimentos que evocam a fluidez da água, são capazes de trazer o melhor do mundo exterior para dentro de casa.


  1. Papel de parede líquido

Já ouviu falar em papel de parede líquido? Além de sua aparência sofisticada e sem emendas, é uma alternativa versátil e ecológica, pois pode ser removido e reaproveitado em outro lugar. É fácil de aplicar e reparar em diferentes superfícies, além de possuir propriedades térmicas e acústicas. Soma-se a isso o fato de ser antialérgico, não propagar chamas e permitir personalização com diferentes texturas, cores e até brilhos. Ideal para quem busca praticidade aliada à estética na decoração.



Às vezes, tudo que um ambiente precisa é de um novo pano de fundo (literalmente). Se a parede já está ali, por que não deixá-la dizer algo interessante? Te ajudamos com isso!


Sabrina Salles, Arquitetura e Design com propósito




 
 
 

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
bottom of page