top of page
Buscar
  • Foto do escritorSabrina Salles

PORTAS MIMETIZADAS: CHEGARAM PARA FICAR

Você já ouviu falar em portas mimetizadas? Um nome sofisticado que traz ainda mais requinte para a decoração. Um recurso da arquitetura e do design de interiores para camuflar passagens e portas. Escondidas em painéis, pintadas e até cobertas com revestimentos, as portas mimetizadas chegaram para ficar e podem ser utilizadas tanto em projetos residenciais quanto comerciais e corporativos.





As portas mimetizadas deixam os ambientes mais elegantes, otimizados e contemporâneos, trazem a sensação de amplitude e ainda garantem um visual clean. Super em alta, mas importante ressaltar que elas são usadas há séculos na decoração, elas podem garantir um estilo personalizado, sendo customizada com o revestimento ideal para cada tipo de decoração.


É possível criar um mimetismo aplicando madeira – uma das minhas favoritas, inclusive, porque unifica e traz aconchego e sofisticação – com acabamentos em madeira natural, laqueada, lisa, ripada ou pintada. Mas, também pode-se trazer outros tipos de materiais como tinta, tom sobre tom, onde a cor da parede é a mesma da porta, além do vidro, espelhos e estruturas metálicas.





E não para por aí. Mais do que uma questão decorativa e estética, uma das grandes vantagens da mimetização das portas, é a contribuição para organizar os ambientes, com esse tipo de revestimento, é possível solucionar problemas como: fiação, quadros elétricos, boneca hidráulica e até mesmo tubulação de ar-condicionado.


A instalação é semelhante aos modelos tradicionais: para portas de correr, utiliza-se trilho no teto e roldanas, permitindo que as folhas corram de um lado para o outro, para as portas de abrir, dobradiças especiais. Para maximizar a mimetização, para os puxadores, gosto do modelo cava, quando embutidos no próprio material, o que garante uma decoração mais discreta, onde o protagonista é todo o painel e não os adereços.





Independentemente do modelo, o fato é que as portas mimetizadas são versáteis e garantem um ar de exclusividade a cada projeto. Qual a sua favorita?


Fotos: Julia Herman

579 visualizações0 comentário
bottom of page