Além de iluminar, os pendentes e as luminárias também têm função decorativa para os ambientes. Enquanto a iluminação funcional é aquela central, que garante mais luz para o ambiente como um todo. A decorativa é aquela que, como o próprio nome já diz, decora o ambiente, como os pendentes, arandelas, abajures e lustres, por exemplo.
Você pode mesclar esses dois conceitos em um projeto arquitetônico, é possível utilizar uma luminária de design em um espaço de leitura com uma lâmpada confortável para leitura tornando a peça decorativa e funcional. Assim como criar um ponto de iluminação em cima da mesa de jantar com um pendente de destaque que faça toda a diferença na decoração.
Para não ter erro, o primeiro passo é entender a função da luminária decorativa no ambiente. Elas podem ser usadas tanto para dar destaque a um item decorativo como um quadro na parede ou uma escultura na estante, por exemplo. No caso de iluminar uma obra de arte, é importante que a luz não danifique o material. Ou também ser usada para garantir maior funcionalidade ao espaço, facilitando a execução de tarefas, como ler, trabalhar ou cozinhar.
Nesse tipo de projeto luminotécnico, não só o tipo de lâmpada importa. A escolha dos modelos também pede atenção, e por isso, precisa conversar com o restante da decoração. Portanto, é preciso pensar no item em harmonia com os demais itens decorativos do espaço.
Outra dica é avaliar com antecedência qual será o destaque da peça no ambiente para a peça não fique desproporcional aos outros itens que compõem o ambiente. Afinal, as peças precisam ser adequadas ao tamanho do ambiente, pendentes menores em ambientes enxutos e ambientes grandes, pendentes grandes.
As medidas para a instalação também devem ser adequadas ao ambiente. Em uma mesa de jantar, por exemplo, deve ser posicionado a uma altura média de 90 centímetros para que seja confortável para todos sentados e em pé. Já em mesas de cabeceira, a distância do pendente até o móvel deve ser de 30 a 50 cm.
As luminárias são formas fáceis de unir iluminação e decoração de interiores. Confira algumas formas que utilizamos as luminárias como item de destaque nos ambientes.
Fotos: Julia Herman| Rafael Renzo
Comments