top of page
Buscar
  • Foto do escritorSabrina Salles

QUADROS NA DECORAÇÃO

Atualizado: 30 de mar. de 2023

Parece complicado, mas não é! Existem muitas maneiras de decorar e trazer personalidade ao seu ambiente e uma delas é apostar em quadros na decoração. São inúmeras possibilidades de estilos, cores, molduras e imagens que traduzem o seu estilo. Além disso, eles podem ser colocados em todos os ambientes, desde a sala de estar, jantar, quartos, cozinha, corredores e até mesmo nos banheiros e lavabos.



Então, lápis, trena, martelos e pregos na mão, para alguns casos...


1. Estilo

Escolha seu estilo, quais são as características da sua decoração? A partir daí, ficará mais fácil escolher fotos, ilustrações, desenhos e obras de arte. Ambientes clássicos pedem quadros e molduras mais tradicionais, complementando a decoração com elegância. Espaços neutros ou modernos combinam com quadros de estilo geométrico ou abstrato. Se quiser um estilo mais monocromático ou minimalista, leve em consideração traços suaves ou obras que tenham os mesmos tons da decoração.




2. Moldura


O toque do charme fica para as molduras. Elas trazem sofisticação, estilo e personalidade para o ambiente. Se você deseja um toque clássico, aposte nas molduras douradas e tons de ouro velho. Para aquele toque moderno ou industrial, molduras finas, de materiais metálicos e cores neutras. Já para realçar o estilo rústico, aposte em molduras de bambu, palha ou madeira.


3. Altura


Pode ser variável. Mas, há um senso comum de que a altura deve ser confortável para as pessoas apreciarem o seu quadro, em geral, na altura dos olhos, a 1,60m do chão. Mas, se você for pendurar o quadro acima de um sofá ou de algum móvel, por exemplo, posicione o quadro entre 20 e 25 cm acima deste objeto.

Há ainda a possibilidade de posicionar as obras diretamente no chão, quando for um quadro extremamente grande e também sobre o próprio móvel, como um aparador.




4. Martelo


Nem sempre! Claro, prego e martelo pode, se o imóvel puder e você souber. Más, há alternativas! Dependendo da moldura e peso, uma fita dupla-face de alta fixação pode ser a alternativa ideal. Outra possibilidade é simplesmente colocar o quadro em cima de um móvel ou apoiá-lo no piso para criar um visual mais arrojado. Uma ótima técnica é apoiar os quadros em estantes, prateleiras, cômodas e aparadores, encostando-os na parede.


5. Iluminação


Escolha um local iluminado para que as peças sejam valorizadas. Para isso, uma alternativa muito útil é recorrer a utilização de pontos de luz que são usados individualmente, agrupados em trilhos, ou embutidos no forro, garantindo um design mais elegante para os quadros na decoração.



Com essas regras básicas de como usar quadros na decoração, abuse da criatividade e crie um estilo só seu, deixando suas paredes com mais estilo e personalidade.


Fotos: Julia Herman





80 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page